quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vai gordinha: Risoto de brie e parma

Olá meu bloguinho abandonado!
O ritmo no trabalho anda frenético, com vários eventos rolando em setembro, e os fins de semana têm sido bem agitados. Então o blog ficou em segundo plano - até porque tenho negligenciado os cuidados com a casa e até sem tempo para cozinhar...

Mas cá estou eu!

Há semanas o Leandro vinha me pedindo para fazer risoto, um daqueles bem gordos e deliciosos. Eu vinha enrolando, mas ontem resolvi agradar o maridón e fazer um jantar especial para nós dois.
Fiz a receita meio de olho, no improviso, e ficou uma delícia!


Risoto de parma e brie


  • 1 xícara de arroz arbóreo 
  • 1 colher de sopa de manteiga ou azeite
  • 1/2 cebola ralada
  • 80g de queijo brie picadinho
  • 80g de presunto de parma picadinho
  • 1 litro de caldo de galinha ou legumes
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • Parmesão a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto


Primeiro, refogue a cebola ralada no azeite ou manteiga. Acrescente o arroz e misture bem. Jogue o vinho na panela e deixe o arroz absorver, quando tiver secado é hora de ir colocando o caldo, concha por concha. Sempre coloque uma concha e deixe reduzir - quando tiver absorvido quase tudo, é hora de colocar mais uma concha, até o arroz ficar macio, "al dente". Eu usei seis conchas de caldo e demorou 15 minutos.
Quando o arroz estiver cozido, acrescente o queijo brie e deixe derreter. Vai ficar bem cremoso. Daí é só colocar o parma, mexer bem. Prove, acrescente pimenta do reino e sal a gosto se necessário e sirva com parmesão ralado na hora.

E agora bora correr pra gastar todas essas calorias...

7 comentários:

  1. Ai, amo risoto, você sabe, hehehe. Vou experimentar esse um dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju,
      também amo risoto! Como não gostar né? rs

      o sabor ficou delicado, não tão pronunciado, mas a amiga Andréa deu aqui a dica nos comentários de tostar o parma antes... Deve ficar uma delícia, quero provar rs bjus!

      Excluir
  2. Ah, eu adoro esse risoto! Comi pela primeira vez no antigo 66 Bistrô e passei a reproduzir em casa com tanta frequência que tenho duas dicas para dar:
    - Quando não tenho queijo brie em casa, uso gorgonzola (que amo e sempre tenho) e funciona muito bem, fica delicioso;
    - Costumo levar o presunto de parma ao forno por uns minutinhos, para que ele toste rapidamente, e depois quebra grosseiramente as lâminas. Isso muda muito a apresentação e o sabor, que fica mais acentuado.

    Deu água na boca! E ficou lindo de se ver!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei as dicas! Eu pensei fazer com gorgonzola, mas Leandro não é muito fã, por isso o brie (ele também diz que não gosta mas sei que é preconceito, tanto que comeu e se fartou! rs)

      Já comi o do 66 e senti que o meu ficou mais suave... Achei que pelo meu presunto não ser tão curado o sabor acabou menos pronunciado... Vou testar esta dica de levar ao forno, deve ficar um espetáculo!

      Beijo!

      Excluir
  3. GEEENHTIII pára tudo! amo brie e amo parma!! vou fazer com certeza!! Vou só esperar passar o primeiro e o segundo trimestre pq não recomendam comer queijo não pasteurizados ou fungados. Depois te conto como ficou ;)
    beijocas ju

    ps. fica mt tempo sem postar não =P

    ResponderExcluir
  4. A gordinha aqui AMOU! Amo brie! E bem, amo presunto de parma pq é um dos poucos frios que eu posso comer. Assim como eu posso comer risotto mas não posso comer massa pq tem gluten!

    Vou testar qualquer dia desses - quando a prefuiçosa aqui deixar a gordinha cozinhar! =P

    Obrigada por publicar a receita! Vai para minha lista especial das receitas que eu posso comer e gosto de comer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tava torcendo pra você postar a receita aqui!!! ^^
    Anotei tudo e no fim de semana vou comprar os ingredientes e fazer.
    :)

    bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...