segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bruschettas

Desde minha primeira vez na Prima Bruschetteria - e lá se vão dois anos - virei fã destes petiscos tão práticos e gostosos. Para quem não sabe, uma bruschetta é "um antepasto italiano feito à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações" (fonte: Wikipidia). As variações são inúmeras - basta inventar a cobertura que mais te agrada.

Na Prima, dois dos nossos sabores preferidos são parma com grana padano e tapenade de azeitonas. Em época de vacas magras, tentei reproduzir as receitas em casa para mim e Leandro. E ficaram bem boas!

Na minha opinião, o que diferencia a bruschetta de uma simples torrada é o alho. Normalmente o pão usado é o italiano (costumo comprar pão italiano em forma de "baguette", e não redondinho), mas já usei baguette fresquinha e funciona bem.

Eu faço assim: grelho o pão num fiozinho de azeite numa frigideira bem quente. Assim que doura, é só virar para dourar o outro lado. Depois de tirar do fogo, esfrego um dente de alho cortado ao meio em toda a extensão do pão (cuidado pra não se queimar). O aroma é maravilhoso! Daí é só montar a bruschetta.

Na foto, parma com grana padano (uma fatia de parma, uma fatia de queijo grana padano, um fiozinho de azeite e pimenta do reino moída na hora por fim) e tapenade de azeitonas (bati no processador 100g de azeitonas pretas, aquelas gordinhas meio arroxeadas e uma colher de sopa de azeite e dois dentes de alho crus. A receita originalmente leva aliche, mas como não tinha em casa, deixei sem e ficou ótimo). Modéstia a parte, a de azeitona ficou melhor do que a do restaurante!



Leleco aprovou!

Também já fiz bruschetta de linguiça picante, quatro queijos, de tomate, de cogumelos, bruschetta caprese e diversas outras variações. Delícia! É um ótimo petisco para receber amigos.

2 comentários:

  1. Eu adoro! Sem falar que podem ser bem levinhas.
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Noooossa, adoro!! Em época de vacas magras essa dica caseira é muito boa...
    :)

    bju

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...