domingo, 16 de fevereiro de 2014

Suflê de brócolis sem glúten nem lactose

Variar na comida de todo dia é muito, muito difícil. Quando se tem restrições, mais ainda! Você pode se entregar e comer brócolis no vapor todo dia ou você pode tentar experimentar e fazer algo criativo com o pouco que tem!

Foi assim que surgiu a vontade de fazer um suflê - mas seria possível variar do brócolis de sempre sem leite, sem farinha de trigo e sem queijo? Com as substituições certas, sempre é! Se você não tem restrições alimentares, sugiro que use os ingredientes "normais" e seja feliz, porque o sabor estava ótimo e no fim das contas é isso que importa. 



Suflê de brócolis - sem glúten e sem lactose.

1 maço grande de brócolis (ou outro legume como cenoura, couve-flor...)
7 ovos 
Temperos a gosto
1/2 xícara de leite de coco (ou de vaca, ou de aveia, arroz, soja, etc)
2 colheres de sopa de farinha de arroz integral (ou de trigo, aveia, etc)

Cozinhe o brócolis na água com talo e tudo. Escorra e esprema bem num pano de prato pra tirar a água. Bata o brócolis (aproximadamente 4 xícaras do legume) com as gemas e o leite de coco no liqüidificador. Se ficar muito grosso, acrescente mais leite aos poucos. Tempere - eu coloquei noz moscada, uma colher rasa de café de sal, ervinhas secas e umas gotinhas de tabasco - junte a farinha e bata novamente. Enquanto isso, bata as claras em neve e misture o creme de brócolis delicadamente. Coloque em um refratário untado e enfarinhado (usei azeite e farinha de arroz). Leve ao forno preaquecido (200 graus) até ficar dourado. No meu forno demorou aproximadamente uma hora. Seja paciente e não abra a porta do forno enquanto isso! 

Rendeu um refratário beeeem grande, umas oito a dez porções. Cada porção tem aproximadamente 160 calorias, com 6g de carboidrato. Inclusive da pra fazer sem a farinha, mas depois de assar não fica tão homogêneo. 

2 comentários:

  1. Arrasou!!! Já tá anotado pro proximo fds!

    bjs
    www.blogdapriscilla.com

    ResponderExcluir
  2. fiz e ficou ótimo :-) Biessa = minha musa dona de casa :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...