quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Meu marido mestre cuca

Quem nos conhece sabe que eu sempre amei cozinhar - adoro livros e programas de culinária, ingredientes exóticos e esquentar a barriga no fogão - e que o Leandro nunca fritou um ovo. Mas depois do casório o marido começou a se interessar por cozinha e eu o incentivei a fazer um cursinho básico no Espaço Carioca de Gastronomia para aprender algumas coisas.


O módulo escolhido foi o "Arroz e Feijão". Nada melhor para quem não sabe nada! E, além da duplinha mais brasileira impossível, o curso ensinaria bife a milanesa e batata gratinada. Só que o marido ficou morrendo de vergonha e me carregou junto para a aula. Ok, vamos lá!


Pro Leandro acho que foi ótimo pois ensinaram desde cortar cebola e alho até cuidados com higiene na cozinha. Nós adoramos a aula e até eu que sou animada com o assunto consegui aprender coisas novas - como, por exemplo, a tirar o germe do alho, que - segundo a professora - é responsável pelo mal-estar que algumas pessoas sentem depois de comer este tempero. E eu já sabia a manha do arroz, feijão e bife a milanesa, mas não conhecia a receita de batata gratinada. Não esta que nos ensinaram lá.


Daí, para colocar em prática os ensinamentos do curso, Leleco convidou seus pais e avós para um almoço no domingo feito todinho por ele. Eu fiquei de sous-chef, cortando os ingredientes e dando umas dicas que só vem com a experiência. Ficou tudo muito gostoso, apesar do feijão ter ficado meio seco (eu disse pra colocar mais água! rs). Para uma primeira vez, foi maravilhoso.


Olha ele aí pilotando o fogão!

A batata gratinada é uma receita meio 'gorda', mas vale a pena fazer de vez em quando pois é muito gostosa. Ficou especialmente melhor por nosso forno ter um grill elétrico, então ela ficou com aquela casquinha deliciosa que geralmente só vemos em restaurantes.

Batata gratinada3 batatas asterix grandes (aquela de casca rosada. Ela solta menos água quando cozida)
100g de manteiga
1 cebola ralada
2 xícaras de chá de farinha
1 litro de leite
400g de queijo parmesão ralado (do bom, não o de saquinho!)
2 gemas
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
  • Descasque e corte as batatas em fatias finas de mais ou menos 0,5cm de espessura.
  • Enquanto isso, faça o molho. Em uma panela, derreta a manteiga e coloque a cebola até ficar molinha e transparente.
  • Em seguida, em fogo baixo, jogue a farinha aos poucos, mexendo bem, até virar uma bola.
  • Aí você coloca o leite aos pouquinhos, mexendo com um fouet, até virar um creme sem empelotar (parece impossível, mas acontece!).
  • Acrescente metade do queijo ralado e as duas gemas.
  • Tempere com sal a gosto (não muito por causa do queijo), noz moscada e pimenta do reino. Molho pronto!
  • Nesta hora, você coloca as batatas para cozinhar em uma panela com água fervendo. É só para dar um 'susto' e deixá-las 'al dente'. Cinco minutos (depois que água estiver fervendo) devem bastar. Se ficar muito macia, vai virar um purê.
  • Escorra as batatas e passe-as na água fria.
  • Monte em uma travessa camadas de molho e batata (o molho começa e termina a receita).
  • Finalize com o resto do queijo e leve ao forno até dourar.

10 comentários:

  1. Humm... babei na receita
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Receita anotada e programada para o final de semana...Humm..Delicinhaa!! =)

    Biessaa..preciso saber o truque do alho..fiquei mto curiosa..Pq eu e o Bruno amamos alho,porém o mal-estar do outro dia é tristee!!

    Bjãooo

    ResponderExcluir
  3. Biessa, adorei o blog! Muito boas as dicas, principalmente essa do alho! Já vou adotar.
    E esse curso de culinária, vale a pena mesmo? 3 horas de aula não é pouco tempo?
    Super me interessei! Até para dar de presente pro meu namorado que também nunca colocou a barriga no fogão. rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Gostei! Acho que vou pegar um curso básico desse, ainda mais que é aqui pertinho de casa!

    Olhei na agenda mas não tem nenhum Arroz e Feijão a vista, mas vou ligar para saber quando é o próximo! E o de doces de ovos com o chef da Colombo? Adorei, quero também! Hahahaha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, amei o blog!!! E quero experimentar a comida do Lê! O próximo almoço ele q vai fazer? rsrsrs Acho q esse curso pode ser uma boa pra mim e pro Thi ; )

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana!! eu já tinha pensado em fazer um curso desses com o maridón! Mas agora com a pós falta tempo!! Fica em botafogo, né??
    bjocas, ju

    ResponderExcluir
  7. Você é uma fofa lindona. Sempre que leio seus textos fico todo orgulhosinho e babando haha... =).
    Te amo.
    Parabens pelo novo blog amor.

    ResponderExcluir
  8. Que orgulho do Leleco! Coloca já pra fazer os outros módulos! haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a receita, mas essa parada de fazer a bola de farinha e não empelotar dá medo.Vou tentar! Sempre misturo a farinha com leite frio no copo para depois botar na panela para evitar empelotar.
    bjks

    ResponderExcluir
  10. adoro receitinhas novas! meu marido tambem passou a se aventurar na cozinha depois do casorio, e hoje, 4 anos depois ele me surpreende e ate "inventa" umas receitas ahahahaha é claro que ainda comete errinhos basicos, mas fico orgulhosa de ver o bichinho gostando de criar com gosto uma receitinha. Quase um milagre que minha sogra custa a acreditar ahahahaha Bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...