quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A rotina de limpeza lá em casa

Eu gosto de criar listinhas para não me perder nas minhas tarefas. Sim, sou a louca das listinhas. Vivo com a cabeça no mundo da lua e não é difícil eu esquecer das coisas.

Participo de uma lista de emails só com mulheres e outro dia estávamos falando como é difícil se organizar para dar conta de trabalhar, cuidar da casa e de todo o resto ao mesmo tempo. Aí contei da minha estratégia das listinhas e fez sucesso, então resolvi dividir com vocês aqui também.


Como eu tenho faxineira, não coloco tudo aí... No meu checklist tem só o que é minha responsabilidade e do Leandro.

Toda semana eu dou uma avaliada na faxina lá de casa e confiro se tem algo que merece mais atenção. Costumo deixar um bilhetinho dando uns toques: "Favor limpar em cima dos armários - sacudir o tapete - cuidado quando passar as camisas do Leandro porque isso isso aquilo". Assim a Lena, que trabalha lá em casa, vai deixando tudo do jeitinho que eu gosto.

Claro que esta lista funciona para a minha realidade e para as minhas neuras. rs Cada um tem de adaptar para suas necessidades. Eu acho por exemplo que não sou tão neurótica com limpeza, a Lena faz a faxina pesada uma vez por semana e eu tento apenas manter.

Gente, não achem que eu sou maluca hein... hahaha Foi o jeitinho que eu achei pra me organizar e não esquecer das coisas!

Minha listinha foi inspirada nos checklists de limpeza do blog Vida Organizada. Aliás, muitas das ideias e rotinas de cuidado com a minha casa eu tirei de lá!

Checklist diário
  • Lavar a louça
  • Limpar a mesa de jantar
  • Limpar a pia da cozinha
  • Esvaziar as lixeiras
  • Arrumar a cama
  • Molhar as plantas
  • 10 minutos de arrumação
Sábados
  • Checar geladeira e despensa para alimentos estragados/vencidos
  • Passar pano no chão
  • Trocar roupa de cama
  • Trocar roupa de banho
Checklist semanal
  • Lavar a roupa de cama
  • Lavar a roupa de banho
  • Lavar roupa clara
  • Lavar roupa escura
  • Limpar a geladeira
  • Limpar aspirador de pó
  • 4ª feira: checar o trabalho da faxineira e anotar o que precisa de mais atenção
Checklist mensal
  • Limpar freezer
  • Virar colchão
  • Limpar despensa
  • Fazer limpeza da máquina de lavar
  • Lavar tapetes pequenos
  • Limpar microondas e forno
Checklist sazonal
  • Lavar edredon
  • Limpar armários e doar roupas
  • Limpeza dos lustres
  • Lavar cortinas, capas de almofada

3 comentários:

  1. Ah, já ia te indicar esse blog qd vi no finalzinho do post que vc tinha lido ele. Amo, o Vida Organizada. E ele se basei no Fly, que é um método ótimo pra cuidar da casa sem virar escrava dela (eu sou como a Thais do VO, uso o Fly, mas não tudo, pq acho demais e tb pq tenho uma pessoa que vem fazer o pesado aqui), mas uso pra gerenciar coisas faciolmente "esquecíveis" por ela etc. bjs

    ResponderExcluir
  2. Bi, adoro suas listas!!!! Meu marido é fã de check list e acabei tendo que dar razão para ele. rs
    Também sou do Fly, tenho inclusive um grupo no Face "Flying".
    Seu blog está lindo!! Agora na casa da sogra estou conseguindo começar a colocar a leitura em dia e voltando para o meu blog, já que fico mais quietinha e com quase nada para arrumar na casa. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Seu blog está muito lindo! Também sou uma fly. Você conhece a Agenda de Casa 2013? É uma agenda que fiz, adaptada em parte do sistema Fly e minhas experiencias como dona de casa, profissional, mãe e esposa.
    Nela pré agendei todas as atividades e ainda tenho um cardápio com sugestões diárias. Uma mão na roda para nós donas de casa.
    Ro Archela
    Blog Agenda de Casa
    Agenda de Casa 2013
    http://www.roarchela.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...