sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Eu tenho medo de panela de pressão

Eu confesso: tenho medo de panela de pressão. Há algo de sobrenatural em uma panela que faz a água ferver não a 100ºC, coisa que todos aprendemos na escola, mas a 120º.

Foram tantas histórias macabras! Tias que esqueceram a panela no fogão e ela explodiu; empregadas que não perceberam que a borracha e estava gasta e adeus fogão, amassado pela força da panela; mães de família que acabaram ilesas, mas com a cozinha toda suja.


Olha de que uma panela de pressão malvada é capaz

Por isso enrolei um bom tempo fazer feijão lá em casa. Foram umas três semanas adiando o inevitável embate entre mim e a panela. Cheguei até a fazer feijão, imaginem!, na panela normal - cinco horas cozinhando!

Até que um dia, pensei: é ela ou eu. E encarei a tal panela. Ao primeiro sinal de chiado saí correndo para a cozinha e liguei para uma amiga para ver se tudo estava dentro da normalidade. No fim das contas, o feijãozinho ficou cozido e gostoso em menos de uma hora. Tem coisa melhor?

Neste embate, esta aprendiz de Amélia que vos fala saiu vitoriosa! Biessa 1 x 0 Panela de pressão

Dicas de segurança para panela de pressão:

  • Confirme se ela é aprovada pelo Inmetro. Há normas que regulam estes utensílios e, uma vez aprovados, eles recebem um selinho.
  • A borracha é o que veda a tampa. Deve estar sempre em boas condições e ser trocada de tempos em tempos.   
  • Sabe o 'apito' da panela? Aquela válvula pela qual sai o vapor? Deixe-a sempre limpinha e desobstruída; uma pequena agulha pode ser de grande ajuda. Lembre das aulas de física da escola: se a pressão não tiver por onde sair, ela vai fazer uma força descomunal contra seus obstáculos. Esta válvula deve ser trocada periodicamente, de acordo com instruções do fabricante.
  • A borracha é o que veda a tampa. Deve estar sempre em boas condições.
  • Não tente acelerar o processo de 'saída' da pressão. Nada de ser impaciente e levantar a válvula ou colocar a panela debaixo da torneira. Deixe o vapor escapar naturalmente.

8 comentários:

  1. Oi Biessa! Eu ia testar no fim de semana fazer o feijão na panela normal, mas...demora 5 horas mesmo??? Aff, Não dá né!Sinto que está chegando a minha hora de enfrentar a panela de pressão. MEDO! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Bibi, acho tranquilo,é só tirar a pressão antes, não se preocupe. :)

    Que bom que o primeiro ponto foi seu! rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu M-O-R-R-O de medo. Não uso. Ponto final. Panela de pressão lá em casa só nas mãos do maridin. Cozinho feijão na panela normal, sopa e afins idem. Tenho que me tratar???

    ResponderExcluir
  4. Também tenho medo, quando morava em uma república, a panela semi explodiu. A válvula de segurança saiu, mas a tampa não explodiu, só sujou a cozinha toda de feijão. Menos mal. Aqui em casa não tivemos problemas.
    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Então...
    Eu ponho uma colher para acelerar a saída da pressão. Sou dessas. Faço isso há anos, antes de saber que uma panela de pressão poderia ser tão perigosa, rs...

    ResponderExcluir
  7. Vixi, menina. Eu tenho muito medo de panela de pressão, não só por isso que você falou..mas de trauma pq uma amiga de infancia teve queimaduras ao abrir a panela. O conteudo espirrou todo nela...

    Dizem para usar a panela eletrica, nunca tentei pq ainda não tenho...mas vamos ver.

    bju e boa sorte nas proximas vezes.

    ResponderExcluir
  8. 5 horas fazendo feijão?????? Tá doida mulher!!! rsrsrsrs eu tb tinha medo, na primeira vez que fiz feijão fiquei o tempo TODO com minha sogra no telefone até o bendito ficar pronto rsrsrssr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...