terça-feira, 26 de junho de 2012

Nós em Paris: O Arco do Triunfo

Estou devendo mais relatos da viagem, né. Esse blog virou um samba do crioulo doido, com assuntos misturados. Mas "Chez Biessa" a coisa é assim mesmo.

Desde a quinta série, estudei francês no colégio. O livro da matéria trazia uma imagem enorme do Arco do Triunfo. Talvez deva-se a isso meu amor por este monumento que, até pouco tempo atrás, eu só tinha visto em fotos.



O Arco do Triunfo fica bem na Champs-Elysees, a rua mais famosa de Paris. Juntar os dois num mesmo passeio é uma ótima pedida.

Nosso passeio começou um pouco antes (e mais distante). Tomamos café da manhã no Le Pain Quotidien (uma rede de cafés bem gostosinha) na Avenida Victor Hugo, uma das várias que desembocam na praça onde fica o Arco. Fizemos uma caminhada bem agradável de mais ou menos 1,5km pela rua. No caminho, várias lojas bonitas e uma enorme da Nespresso (onde me esbaldei com cafés - o que compro aqui por 90 reais lá custa 12 euros, façam as contas - e chocolates deliciosos da marca, que não são vendidos no Brasil).

Para chegar no Arco, que fica numa praça no meio de uma rotatória absurdamente movimentada, você precisa pegar uma passagem subterrânea na Champs-Elysees. Aqui mais uma vez vimos vantagem em comprar o Museum Pass: a fila para comprar ingresso para subir no Arco era enorme, e nós entramos direto.



A vista lá de cima é uma graça, com a Avenida supermovimentada ao fundo. Preste atenção ao Arco de La Defense (outro que eu vi muito nos meus livros de francês!), que foi construído formando uma linha reta com o Arco do Triunfo.

Depois, foi hora de passear na Champs-Elysees, ver as lojas caríssimas, me esbaldar na Sephora... Cenas dos próximos capítulos!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bien manger: CT Trattorie

Prefácio: Esse espaço aqui é pra falar da minha casinha, das minhas aventuras de forno e fogão, mas sempre senti falta de falar um pouquinho sobre os restaurantes que visito eventualmente. Sou fã do Aventuras Gastronômicas, de São Paulo, justamente por achar legal ter impressões de "gente comum" sobre restaurantes - às vezes as opiniões dos críticos estão tão longe da nossa realidade! Então começa aqui um espaço para trocarmos ideias sobre restaurantes no Rio de Janeiro.

-------------------------------------------------------------------------------------------



Daí que na última quinta-feira eu saí da dieta e fomos jantar no CT Trattorie, novo restaurante do Claude Troisgros aqui no Rio, para comemorar os quatro anos de namoro.

Desde que vi que o Troisgros tinha aberto essa casa italiana que fiquei me coçando para visitar. Sou muito fã desse chef, pelas experiências passadas no CT Brasserie e no CT Boucherie (ainda me falta visitar o Olympe, mas $into que não é pro meu bico $$). Nem quando mamy disse que os preços eram sensivelmente mais altos que os do Boucherie, desanimei. Logo se vê que sou teimosa. Chegamos por volta das 20h e ainda tinham algumas mesas vagas. A casa não faz reserva. Poucos minutos depois, uma fila pequena já se formava.

Começamos com o couvert (um pão muito gostoso, macio e de casquinha crocante, servido com queijinho de cabra - o mesmo do Boucherie) e bruschettas toscanas (amo bruschettas!). No prato principal, queria comer algo diferente, que normalmente não pediria: fui de penne com paleta de cordeiro e cogumelos (delicioso) e maridão escolheu o polpetonne, recheado de queijo, gratinado com molho de tomate e servido com fritas bem fininhas. Olha, eu sou apaixonada por molho de tomate e costumo dizer, sem modéstia, que o que eu faço é muito gostoso - o de lá é mil vezes melhor que o meu. Cheguei ao ponto de me arrepender do meu prato ao provar o molho de tomate do dele. De sobremesa, creme brulée (um dos meus doces preferidos), delicioso, igualzinho aos que comemos na França. O serviço é impecável e o salão, uma gracinha (meio barulhento, é verdade).

A conta? Cara, mas valeu cada centavo. Recomendo o restaurante (quase) sem reservas. É só mesmo preparar a carteira!

CT Trattorie
Av. Alexandre Ferreira, 66 - Lagoa.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cardápio semanal light

E desde que o blog começou, o post mais pesquisado e lido é o do cardápio semanal. Pois se é isso que interessa, vamos a ele! Uma sugestão de cardápio semanal bem leve, ideal para quem está fazendo dieta. Todo dia tem salada verde, arroz e feijão, mais um prato principal. Às vezes tem acompanhamento, pro Leandro não enjoar e eu comer bem pouquinho...
No caso dos dias 05 e 06, não programei nada pois é meu aniversário e sei que não vou jantar em casa, né? :)
As receitinhas foram pesquisadas na internet ou sugeridas pela minha médica. Vou colocando as receitinhas aqui aos poucos, pra dividir com vocês.

sábado, 9 de junho de 2012

Mousse de limão siciliano

Para receber dois casais de amigos em casa na última sexta-feira, uma receita fácil que ganha presença sendo servida em taças de martini.

Fácil é pouco: é receita for dummies.

Mousse de limão siciliano
1 caixinha de leite condensado
3 colheres de sopa de creme de leite fresco
3 claras em neve
Suco de 2 1/2 limões siciliano (coado, deu uns 150ml)

Misture bem o leite condensado com o suco coado dos limões e o creme de leite. Prove. Se achar muito doce, pode colocar mais suco ou creme de leite. Bata as claras em neve e misture delicadamente ao creme de limão. Daí é só levar para gelar por 1h30.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Receita dos amigos: Cheesecake de nutella da Luciana

Domingo passado fui conhecer a casa nova de uma amiga e lá ela preparou essa cheesecake de nutella maravilhosa, de comer rezando. Pedi e ela deixou compartilhar a receitinha com vocês. Sabe o melhor? É bem mais fácil de fazer do que parece! Obrigada pela receita, Lulis!

Cheesecake de nutella da LucianaMassa:240g de biscoito maisena
90g de margarina
Recheio 1:  400g de cream cheese (ela usou um pouco mais, foram dois potinhos do cream cheese da Polengui)
300 ml de creme de leite fresco
60 g de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha
Recheio 2:1 pote e meio de nutella (daqueles grandes de 350g)
200 ml creme de leite fresco (é o que sobra, geralmente o creme de leite fresco vem na quantidade de 500 ml)
Modo de fazer:1) Tritura o biscoito (usei um mini processador, mas pode ser no liquidificador) até virar uma farofa e acrescenta margarina. Mistura tudo até formar uma consistência pastosa. Forra uma forma redonda desmontável e leve ao forno pré- aquecido (180º) por mais ou menos 10-15 minutos. Retira e deixa esfriar.
2) Enquanto a massa está no forno você faz o primeiro recheio, batendo os ingredientes do recheio 1 na batedeira. Depois que a massa estiver esfriado um pouquinho espalha essa mistura por cima e leva para geladeira por 2 horas até endurecer.
3) Mistura a nutella com o restante do creme de leite fresco e coloca por cima de tudo. Vai mexendo até ficar uma consistência brilhosa, caso ainda fique mais grossa pode colocar um pouquinho de creme de leite normal (foi o que eu fiz). Leva à geladeira novamente e deixa por pelo menos mais 1 hora.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Na França sem falar francês

A Priscilla me fez uma pergunta pertinente nos comentários e achei que valia a pena falar por aqui: Como eu me virei para me comunicar na França?
Eu estudei francês no colégio durante sete anos e depois ainda fiz curso. Mas já tem uns seis anos que não pratico a língua, então estava muito enferrujada. O que posso dizer é que fui me virando com o que eu lembrava (morri de vergonha nos primeiros dias!) e falei bastante inglês também.
Quase todo mundo falava inglês, mesmo nos lugares não tão turísticos. Quando eu precisava usar inglês, já ia logo na tática simpática, arranhando um pouco de francês: "Bonjour! Ça va? Mon français n'est pas bonne. Parlez-vous anglais?" (e se for errado, me desculpem, mas pelo menos me fiz entender! hehehe). Dizem que os franceses não gostam de falar inglês, mas a minha opinião (pela minha pequena experiência no país) é a de que eles não gostam de ARROGÂNCIA! Muitas vezes Leandro e eu fomos abordados em inglês por outros turistas, principalmente americanos, e víamos muita gente em restaurantes e lojas falando inglês de cara. Acho que é uma postura bem arrogante chegar num país estrangeiro falando inglês como se fosse a língua nativa de lá. Um "Bonjour" resolve, sabe.
Muitas vezes eu tinha de usar o inglês no meio de uma conversa porque começava em francês e eles iam todos empolgados falando rápido e eu me perdia. Aí eu delicadamente dizia "Pouvez-vous parler plus lentement s'il vous plaît?" (que eu acho até que está errado, mas todo mundo entendia! rs). Em último caso, pedia desculpas e falava inglês. No terceiro dia, só de ouvir francês pra lá e pra cá, já estava até lembrando mais do idioma...
Apesar disso, algumas vezes fui em lugares que ninguém falava inglês e penei um pouquinho, mas com paciência e mímica tudo se fazia entender. O Leandro não fala uma palavra de francês e se virava em inglês ou na mímica! rs
Minha dica é: simpatia, paciência e um sorriso sempre, que os franceses vão te tratar muito bem.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Bolo "xô TPM"


Esse bolo é vapt-vupt, gostosinho, fofo e não muito doce. Recebi a receita com o nome "xô TPM", então fica a dica. Não suja nem liquidificador nem batedeira, faço todinho na mão mesmo.

Bolo de chocolate "Xô TPM"

Massa:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 1 e 1/2 xícara de chocolate em pó (aquele "do padre). Se gostar mais doce, pode ser nescau, ou fazer meio a meio.
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água fervendo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:

  • 2 colheres de manteiga
  • 8 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher bem cheia de chocolate em pó
  • 10 colheres de leite
  • 1/2 pacote de granulado (opcional)


Bata na mão os ovos e o óleo. Depois misture os ingredientes secos peneirados (exceto o fermento) e força no muque! Mexa com uma colher grande ou fouet até ficar homogêneo. Coloque na vasilha a água quente e misture bem. Depois acrescente o fermento e mexa delicadamente até incorporar. Leve ao forno por 30 a 40 minutos em forma untada e enfarinhada. Para ver se está bom, use um palitinho - quando sair seco, é porque está bom. 


Enquanto o bolo está no forno, faça a calda. Derreta a manteiga em uma panela, acrescente o leite, o chocolate e o açúcar, misturando bem. Quando ferver, desligue o fogo. Fure o bolo com um garfo e jogue a cobertura por cima. Acrescente granulado se quiser. Prontinho!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nós em Paris: Versailles


Um dos nossos lugares preferidos na viagem foi, sem dúvida, o Palácio de Versailles. Ele é lindo, os jardins são impressionantes e foi muito legal conhecer um pouco mais da história da França.

Como chegar: No guia, não ficava tão claro como chegar a Versailles, então perguntamos no hotel mesmo. É muito fácil, mas muita gente tem dúvidas: só no hotel, nos dias seguintes, três casais nos perguntaram como chegar lá. Basta pegar o metrô até Invalides e lá mesmo trocar até o trem, ou então pegar qualquer estação da linha C do RER (tem uma perto da Torre Eiffel e do Museu d'Orsay, por exemplo). A dica é comprar já na bilheteria do metrô o bilhete que dá direito ao trem (é só pedir um tiquete para Versailles), se não vai precisar comprar o bilhete numa máquina que aceita apenas moedas ou cartão de crédito. Cuidado na plataforma para não pegar o trem errado: você precisa esperar o trem que tem como ponto final Versailles-Rive Gauche. Saindo do trem, o Chateau de Versailles fica bem pertinho, a 10 minutos de caminhada. Então, fica a dica: não caia na bobagem de ir de excursão, pois sai absurdamente mais caro! Se puder ir com ingresso comprado, melhor ainda, pois fica bem cheio.




O Palácio é lindo, restaurado, e faz pensar como eram ricos os reis da época. Mas impressiona mesmo é o jardim: enorme, imponente, uma verdadeira obra de arte a perder de vista. Para passear pelo jardim (e chegar até os outros prédios, como o Petite Trianon - refúgio de Maria Antonieta), nós pagamos um dinheirinho a mais e pegamos um trenzinho que circula pelos jardins e tem paradas pré-determinadas. Na última parada, a mais longe de todas, resolvemos voltar a pé, curtindo o jardim apesar do ventinho frio.


Nos jardins de Versailles

Bem longe do palácio

Dentro de Versailles, tem uma loja dos famosos macarons Ladurée. Aproveitei para experimentar alguns. Não sou tão fã desse doce, mas são gostosinhos. Ao lado do Petite Trianon tem uma Angelina (aquela do chocolate quente delicioso!), onde fizemos um lanche rápido e gostoso, com sanduíches. Mais pra perto do Grande Canal existem vários restaurantes com comidas mais substanciosas, mas não experimentamos.

As lojas de souvenires de Versailles me agradaram um bocado. Tinham várias coisinhas fofas, rosinhas e estampadas com Maria Antonieta. Acabei trazendo bloquinhos, lápis e lixas para algumas amigas, tudo muito fofo!

Minha conclusão? Vale a pena reservar um dia da sua viagem a Paris para Versailles, ainda mais se você gostar de história.

Para entrar no clima: "Maria Antonieta", o filme de Sofia Coppola, e o livro "Maria Antonieta, a Última Rainha da França".

sábado, 2 de junho de 2012

Pausa para receitinha: Bolo de milho e fubá

Uma pausa breve no relato da viagem para uma receitinha já em clima de festa junina (eu amo festa junina!). Esse bolo de fubá e milho é rápido, fácil e suja pouca louça. Quer coisa melhor? Fiz para minha sogra levar para a festa junina beneficente da igreja. A receitinha é da minha avó e fica bem molhadinha e macia.



Bolo junino de milho e fubá

  • 1 lata de milho verde
  • 3 ovos
  • 1 medida da lata de leite
  • 1 medida da lata de açúcar
  • 1 medida da lata de fubá
  • 3/4 da medida da lata de óleo
  • 1 pacote (50g) de coco ralado ou em flocos 
  • 1 colher de sopa cheia de fermento

Misture tudo no liquidificador, menos o fermento - o milho vai com água e tudo. Bata bem por cinco minutos. Coloque o fermento e bata rapidamente. Coloque numa forma untada com óleo e enfarinhada e deixe no forno por 50 a 60 minutos, em forno baixo para médio (220ºC). 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...