quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cuidando das roupas

Desde a época em que morava com meus pais, já lavava minhas roupas (na máquina ou na mão, quando necessário), mas sempre achei que aquela etiqueta com símbolos ilegíveis que vem na lateral da roupa servia só pra pinicar.

Mas de uns tempos prá cá comecei a reparar mais nelas e tenho percebido que as roupas têm ficado com um aspecto melhor. Passei a lavar em casa algumas roupas que eu costumava mandar pra lavanderia e estou economizando um dindin. Aliás, passei até a olhar a etiqueta quando vou comprar algo, pois se não pode lavar em casa é um gasto a mais que preciso considerar.

Esses X são o terror da dona de casa e significam LAVANDERIA! rs

Então, achei que valia a pena dividir com vocês o significado dos símbolos.


Fonte da imagem: Dica Atual

Vale a pena reparar roupa a roupa, pois tenho peças 100% algodão que, por causa de algum aplique ou bordado, só podem ser lavadas à mão; peças de poliéster com aplique que precisam ir à lavanderia... E tenho vestido de festa, longo, que lavava à seco e podia muito bem ir à máquina! Fiz o teste e está lindo e bem-conservado.

Alguém tem dica pra lavagem de roupas?
Estou sempre à procura, pois as roupas andam tão caras que preservá-las faz se necessário.

3 comentários:

  1. No blog sobre meu casamento que eu tinha fiz um post sobre esses símbolos...no início era como ler em japonês, mas alguns já até sei de cabeça..rs

    Imprimi os símbolos e deixei na área de serviço, super ajudou a não fazer merdinha. Eu era daquelas que só separava roupa branca da colorida, hoje já separo por tipo de tecido e tudo. Não tenho muita coisa que precise de lavanderia, mas não abro mão de levar quando preciso porque se eu fizer caquinha vou ter um preju maior do que o valor da lavagem! hahaaha

    Uma coisa que tenho optado é botar o amaciante na hora do segundo enxague...fica ótimo!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu separo por tipo de tecido e depois por cor escuros, claros e cores fortes (tenho muita peça vermelha por exemplo). Camisas sociais vão na máquina sozinhas separadas apenas por claras e escuras. De acordo com a Martha Stewart é mais importante separar os tipos de tecido do que as cores em si. Lingerie tb vai na máquina naqueles saquinhos e com água fria. As minhas dicas são não abusar do sabão e nem do amaciante, usar um pouco de bicarbonato em roupas que soltam cor e vinagre nas toalhas ( que jamais devem ser lavadas com amaciante). Uso água quente para roupas brancas, morna para o que não é delicado e sempre enxágua com água fria. Camisetas com estampas são lavadas com a estampa para dentro, e as com algum detalhe no saquinho. Seco as coisas na máquina tb, alguns itens são mais tranquilos e saem já prontos para serem usados. Outros ficam mais amarrotados, então aprendi meio q por tentativa e erro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei suas dicas. Tenho tentado separar por tecido tb, mas ainda estou engatinhando...

      Pq toalhas não podem ser lavadas com amaciante? Não sabia disso...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...