quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Lavar recicláveis antes de jogar no lixo, sim ou não?

Não sei se há coleta de lixo reciclável na rua de vocês (se não tem, reclamem com a companhia de lixo da cidade de vocês, só colocando pressão que as coisas mudam).

Na minha tem e eu separo o lixo. Mas taí uma dúvida que eu sempre tive, mesmo na época que morava na casa da minha mãe - lá na Tijuca, salvo engano, desde 2006 há coleta seletiva.

Lavar os recicláveis ou jogá-los no lixo comum para não gastar água?

Minha mãe tinha o hábito de lavar muito bem todos os itens. Sabe lata de molho de tomate, que fica meio gordurenta? Haja água pra limpar. Meu pai e eu implicávamos, dizendo que o benefício que ela fazia com a reciclagem, perdia lavando; ela dizia que tinha de lavar pra não contaminar outros materiais. Apesar da dúvida, mantive o hábito de lavar as embalagens antes de colocar no local apropriado (até pq a Comlurb não leva material sujo na coleta seletiva), mas sempre tive essa pulga atrás da orelha. Fui pesquisar e descobri o seguinte: mamãe estava certa. (Para saber os motivos, clique aqui).

Continuarei separando o lixo seletivo. Aliás, ó que gracinha a minha lixeira:


(Vale lembrar que não é necessário separar o lixo em papel, metal, plástico, etc. Só orgânico e reciclável já tá bom)



4 comentários:

  1. E com os sacos de lixo combinando? AMEI! :)

    ResponderExcluir
  2. No meu condomínio só tem 2: recicláveis e orgânicos. Queria uma lixeirinha com 2 compartimentos mas nunca vi pra vender, só essa de 4! Essa é muito lindinha, Bibi!!! Até queria comprar uma mas essa com 4 é muito grande pra minha casa!!!
    Beijos e parabéns pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  3. Eu lavo o que sai com o jato d'água, o que fica grudado não lavo não, só tiro o excesso... Mas jogo assim mesmo no reciclável, não pode não??
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li, Tati, se ficar sujeira pode contaminar outros materiais mais frágeis como papel.
      E aí ele não teria como ser reciclado... Bjos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...