terça-feira, 16 de julho de 2013

Meatzza: uma receita com cara de gorda mas nem é tanto assim!

Sei que preciso tomar vergonha na cara e dar prosseguimento a meus relatos da viagem. Até para fazê-lo antes de esquecer os detalhes... Mas foi que minha avó faleceu, aí eu desanimei e preciso encontrar agora tempo e ânimo para voltar a escrever. #shameonme
Enquanto isso, deixo para vocês uma receitinha: MEATZZA!
Não chega assim a ser superlight mas, pelas minhas contas, uma fatia generosa tem cerca de 300 calorias. Quase não tem carboidrato, então é até uma dica para quem controla a ingestão. Então vou dar a ela o selo do #projetovaimagrinha pois uma fatia mais uma bela salada fazem um lindo jantar (ou almoço ou o que quer que você queira).
Bom, Leleco e eu vimos esta receita no "Nigelissima", programa novo da Nigella no GNT. A meatzza nada mais é que uma pizza cuja massa é de carne moída (meat + pizza). Daí maridón resolveu fazer para mim no último sábado.
Para uma assadeira média (26 cm) usamos:
  • 500g de carne magra moída
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado
  • 3 colheres de sopa de farelo de aveia (pode usar aveia em flocos finos ou farinha de rosca)
  • 2 ovos
  • 2 dentes de alho processados
  • 1 lata de tomate pelato
  • 100g de mussarela bola (não de búfala)
  • Sal, azeite, orégano, pimenta do reino e salsinha a gosto


Coloque a carne na tigela. Acrescente os dois ovos levemente batidos e o parmesão, o farelo de aveia, o alho e a salsinha bem picada. Misture com as mãos sem amassar demais. Tempere com um pouco de sal (mas pouco, por causa do parmesão) e pimenta do reino.
Coloque a mistura em uma assadeira bem untada, preenchendo tudo. Cuidado para não amassar demais!
Para o molho (que eu achei genial, uma delícia e superprático de fazer, com um toque bem rústico): coloque uma peneira sobre uma tigela e jogue os tomates. Isso vai retirar todo o líquido, que você pode usar em outras preparações. Com uma colher, amasse bem os tomates, deixando que eles virem uma massa. Acrescente o orégano, sal e azeite. Despeje sobre a massa de carne.
Aí é só fatiar as bolas de mussarela em fatias finas e cobrir a pizza. Também usei tomatinhos cereja. Leve ao forno médio-alto por 25 minutos. Eu ainda coloquei mais três minutinhos com o grill ligado para deixar o queijo bem dourado. A Nigella sugere que, antes de servir, você decore com manjericão fresco - mas, infelizmente, eu não achei manjericão no hortifruti e usei tudo da minha hortinha :(

5 comentários:

  1. Hummmm que delícia! e bem facinho de fazer né! acho que vou tentar qualquer dia desses!

    Bjks*

    Visite meu bloguito!
    Cor De Coração ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim! Vale a pena. Nigella nun-ca erra!

      Excluir
  2. Acho que receita com cara de gorda é ainda mais goxxxtosa!

    ResponderExcluir
  3. Já ia te pedir a receita mesmo! Valeu! To precisando mudar o meu menu mesmo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...