segunda-feira, 28 de maio de 2012

Paris: os restaurantes que amamos


Que se come muito bem em Paris não é novidade. Apesar disso, a culinária de lá pode ser bem diferente da nossa, com carnes e sabores aos quais não estamos acostumados.

Escolhemos os restaurantes de Paris através de dicas de blogs, guias e amigos, sempre tentando adequar ao nosso orçamento, que não era lá muito grande. Das três cidades que visitamos, foi certamente o lugar mais caro para se comer. Um cafézinho lá custava em média 2,50 euros, já em Lisboa o mesmo café saia por menos de 1 euro. No geral comemos bem, mas elegemos os nossos preferidos.



Suflê de caramelo salgado
La Cigale:
O restaurante é especializado em suflês e a dica veio do blog Conexão Paris. Nós adoramos. Não fica tãããão na área turística. Pegamos o metrô na primeira noite, foi nossa primeira refeição na cidade. Eu comi um suflê de cogumelos com farinha integral (e até Leandro que não gosta de cogumelos disse que estava delicioso), o marido escolheu suflê de queijo. Pedi também uma salada - as saladas que comi na França eram todas gostosas, com um molho muito bom e fresquinhas. De sobremesa, suflê de caramelo com flor de sal. O quê é esse tal caramelo salgado que tinha por todo canto que passamos? Muito gostoso! O jantar saiu por volta de 60 euros para nós dois, sem vinho (não gostamos muito de vinho, #shameonme).

La Cigale Récamier - Rue Recamier, 4. Saímos na estação Sévres-Babylone do metrô. 


A sobremesa inesquecível
Louis Vins:
Indicação da amiga Andréa, o restaurante parece até que é estrelado no guia Michelin. Fomos almoçar, o menu é aquele entrada + prato + sobremesa por 30 euros e muda com frequência (tinham oito opções de cada prato). Sem sobremesa o preço era 26 euros. Para um restaurante tão bom, o preço é ótimo!
De entrada, comemos patê de campagne e fois gras. O prato principal para mim foi um frango com purê que estava absolutamente delicioso, não sei explicar o que tinha de diferente. Leandro comeu steak au poivre (ele a-m-a esse prato). O marido não quis sobremesa e só eu pedi. Não lembro o nome, mas era uma espécie de creme com framboesas frescas. Foi uma das coisas mais deliciosas que já comi na vida!
O atendimento é muito simpático, mas as garçonetes praticamente só falavam francês e eu tive de me virar com o pouco que falo.
O prato do Leandro era mais caro que o menu fechado - tinha escrito ao lado + 15 euros. Logo que pedimos, a garçonete voltou pedindo desculpas dizendo que tinha acabado o steak. Ok, ele pediu outra coisa. No fim das contas acharam o steak e serviram para ele, e ainda não nos cobraram a diferença. O Leandro insistia em pagar (ele não fala nada de francês) até que a moça virou pra mim e falou "C'est une cadeaux!". Deixamos uma gorjeta generosa e saímos felizes com o almoço e a simpatia das atendentes.

Louis Vins - Rue Montagne Ste Geneviève, 9 - Saint Germain. Comemos lá no dia em que passeamos pelo Jardim de Luxemburgo. É uma caminhadinha de 15 minutos.


Chocolate quente famoso
Angelina:
O chocolate quente de lá é lendário e pra mim vale a fama. Encorpado, meio amarguinho, hummmm. Tomamos café da manhã lá no nosso último dia em Paris. O salão é lindo, com carinha de antigo e bem cuidado. A opção mais simples (pãezinhos, geléia, manteiga, mel, uma bebida quente e suco) sai por 20 euros por pessoa. Fiquei com vontade de experimentar o brunch. O restaurante é bem pertinho do Louvre.

La Maison Angelina - Rue de Rivoli, 226. Dá pra sair na estação Concorde ou Tuilleries.  

Le Relais de L'Entrecote
Le Relais De L' Entrecôte
Indicação da cunhada. Vegetarianos não podem nem passar perto. O restaurante serve apenas um prato: filé com fritas e salada verde com nozes. O bife é servido com um molho que deu fama à casa e tudo que a gente precisou foi escolher o ponto da carne. A salada estava deliciosa, bem temperada e crocante, assim como as as fritas. A carne é macia e suculenta, mas achei o molho muito forte e gorduroso para meu gosto. Leandro amou tanto que voltamos no restaurante em Lisboa (parece que tem versões dele até em São Paulo).
A comida é farta e enchem seu prato várias vezes se você não negar. Em Paris, o preço é 27 euros por pessoa. Em Lisboa pagamos 19 e há uma versão de bife para vegetarianos.
Dizem que está sempre lotado, então vale pensar em fazer reserva. Chegamos já no fim do serviço (14h30 e ele parava de receber comensais às 14h45) então conseguimos mesa, mas ainda estava supercheio.

Le Relais De L' Entrecôte - Rue Marbeuf, 15. Bem perto da Champs Elysees, mas há também em Montparnasse e Saint Germain.



3 comentários:

  1. Marido deu estamos acompanhando o relato da viagem de vcs e nos deliciando com as suas e as nossas lembranças! É bacana rever os lugares que passamos pelos olhos de vcs (como o Angelina e o Louis Vin), conhecer outros e já programar uma ida ao Le Relais De L' Entrecôte na próxima vez que a França acontecer nas nossas vidas.
    Sim, o Louis Vin tem uma estrelinha Michelin! Fotografamos o aviso estrelado, depois mandarei a foto para vc.

    Esse relato de viagem está uma maravilha, espero que ainda tenha muito para contar!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta o que vc achou do Angelina :) Beijos e

      Excluir
    2. Muito obrigada pela dica do restaurante

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...