quarta-feira, 6 de junho de 2012

Na França sem falar francês

A Priscilla me fez uma pergunta pertinente nos comentários e achei que valia a pena falar por aqui: Como eu me virei para me comunicar na França?
Eu estudei francês no colégio durante sete anos e depois ainda fiz curso. Mas já tem uns seis anos que não pratico a língua, então estava muito enferrujada. O que posso dizer é que fui me virando com o que eu lembrava (morri de vergonha nos primeiros dias!) e falei bastante inglês também.
Quase todo mundo falava inglês, mesmo nos lugares não tão turísticos. Quando eu precisava usar inglês, já ia logo na tática simpática, arranhando um pouco de francês: "Bonjour! Ça va? Mon français n'est pas bonne. Parlez-vous anglais?" (e se for errado, me desculpem, mas pelo menos me fiz entender! hehehe). Dizem que os franceses não gostam de falar inglês, mas a minha opinião (pela minha pequena experiência no país) é a de que eles não gostam de ARROGÂNCIA! Muitas vezes Leandro e eu fomos abordados em inglês por outros turistas, principalmente americanos, e víamos muita gente em restaurantes e lojas falando inglês de cara. Acho que é uma postura bem arrogante chegar num país estrangeiro falando inglês como se fosse a língua nativa de lá. Um "Bonjour" resolve, sabe.
Muitas vezes eu tinha de usar o inglês no meio de uma conversa porque começava em francês e eles iam todos empolgados falando rápido e eu me perdia. Aí eu delicadamente dizia "Pouvez-vous parler plus lentement s'il vous plaît?" (que eu acho até que está errado, mas todo mundo entendia! rs). Em último caso, pedia desculpas e falava inglês. No terceiro dia, só de ouvir francês pra lá e pra cá, já estava até lembrando mais do idioma...
Apesar disso, algumas vezes fui em lugares que ninguém falava inglês e penei um pouquinho, mas com paciência e mímica tudo se fazia entender. O Leandro não fala uma palavra de francês e se virava em inglês ou na mímica! rs
Minha dica é: simpatia, paciência e um sorriso sempre, que os franceses vão te tratar muito bem.

7 comentários:

  1. Ai eu acho muito chique quem fala inglês,já me vem na mente a pessoa falando de biquinho rs.


    Beijos

    http://eagoravamosnoscasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comigo também aconteceu isso, arranhei o pouco francês que sei e ia no inglês e/ou mímica.
    Não podemos achar que eles vão lamber nossos pés só porque somos turistas, a gente precisa se esforçar, eles estão na rotina de vida deles. Chegar com postura arrogante é uó, independente de nacionalidade...

    Ai, amo tanto Paris. <3

    ResponderExcluir
  3. Fizemos a mesma coisa, com a diferença de que a gente nunca estudou francês na vida! rsrs
    Só fomos mal recebidos em uma padaria famosa, aí desistimos de comprar...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, mas vc lembra como falar. Eu não lembro nada. Tb nem tive com quem praticar, mas se arranho no inglês e mando alguma coisa no espanhol posso me virar, né?

    Medo de me sentir um E.T. sem saber falar nada...

    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, lembre de duas frases:
      BONJOUR. JE NE PARLE PAS FRANÇAIS. PARLEZ-VOUS ANGLAIS?
      e seus problemas estão solucionados! rsrsrs

      Excluir
  5. Super concordo Biessa! Falavam muito de alguns lugares da italia e tal, aprendemos algumas expressões básicas e vou dizer ajudou e muito! Fomos bem recebidos em vários lugares =)
    beijos ju

    ResponderExcluir
  6. A minha impressão foi EXATAMENTE essa, Biessa!Fui à França com um medo danado de ser mal tratada por não falar francês. Que nada! Como não sei falar NADA de francês, falava um "Bon Jour", dizia em espanhol que não sabia falar a língua deles e já engatava no inglês.
    O francês não é um povo lá mto amável e simpático, mas em todas as minhas experiências, eles foram bem solícitos.
    Bjksss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...