quarta-feira, 17 de julho de 2013

#projetovaimagrinha: Pão 100% integral com aveia e mel

Uma das mais recentes aquisições aqui para casa foi uma panificadora.

Comecei a me incomodar em comprar pão integral que não era integral. Para saber, olhe a lista de ingredientes - se o primeiro ingrediente for "farinha de trigo integral", é porque o pão tem mais farinha integral que refinada. Se antes da integral vier "farinha refinada" ou "farinha enriquecida com ferro e ácido fólico" é porque tem mais farinha refinada no produto. Chega ao absurdo de o pão integral não ter farinha integral - às vezes usam açúcar mascavo pra dar aquela coloração marrom!

Mas voltando ao assunto: comprei a panificadora para fazer pão sem conservantes, com farinha de qualidade e ainda economizar nas compras de mercado. É uma mão na roda! Comprei a Britânia Multipane em uma promoção, saiu a R$ 130. O mais legal é que, antes de dormir, eu deixo os ingredientes todos prontinhos dentro da máquina e programo para o pãozinho ficar pronto na hora de acordar. É uma delícia despertar com o cheirinho gostoso!

Vale lembrar que o pão feito 100% com farinha integral não fica tão fofinho. É um pão mais denso, mas ainda assim saboroso.

Vou dar a receita do nosso pão preferido - e quem não tem panificadora, pode fazer na mão!



Pão integral com aveia e mel (diz na receita que eu peguei que é light, mas não sei)

1 1/3 xícara (240ml) de água
1 1/2 colher (sopa) de margarina ou azeite (uso azeite)
1 1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de mel
2/3 xícara de aveia em flocos ou farelo de aveia
3 1/2 xícara de farinha de trigo integral
2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo

No caso da panificadora, é só colocar os ingredientes nessa ordem e ligar a máquina. Ó que difícil.

Para quem vai fazer na mão, é só misturar tudo em uma tigela usando as mãos. Deixe a massa descansar por 40 minutos (com a tigela coberta por um pano de prato). Daí é só sovar a massa em uma superfície enfarinhada até ficar no ponto. Depois leve para assar por 30 a 40 minutos em uma assadeira untada e enfarinhada.

Rende um pão de 800g. Grande né? Considerando que os pães no mercado tem 500g...


9 comentários:

  1. Hmmmm ... você e a Juli me convenceram, preciso de uma máquina de mão!!! Estou cada vez mais animada para comprar uma! Só fico na dúvida mesmo da marca!
    Bom, quando comprar, já tenho umas receitinhas para testar, né?! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legal ver um feedback da panificadora. Eu to querendo ha um tempo ja, mas to adiando so por falta de espaço na cozinha, pq a centrifuga que eu queria que ficasse numa bancada pra usar td dia ja fica amontoada, enfim, vamos ver se vamos nos mudar ou nao e eu resolvo essa questao de espaço.
    Qt àreceita, adorei, super da pra usar na dukan, ja que ele pede que se coma farelo de aveia forever, todo dia, e ele puro, com iogurte, assim, eu detesto. Sempre tenho que inventar algo. E pão: eu amo!
    bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um trambolho e tenho de guardar dentro de armário pq não tenho espaço disponível "a mão". Mas vale bastante a pena!
      Sou fã de farelo de aveia e uso pra muita coisa! rs

      Beijos

      Excluir
    2. Ah! E se vc faz dukan... Ja viu a receita da meatzza? Acho que é low carb - e usei farelo de aveia pra dar liga. http://chezbiessa.blogspot.com.br/2013/07/sei-que-preciso-tomar-vergonha-na-cara.html

      Excluir
  3. Nossa Bibi, que precinho bom pra panificadora! Eu essa semana tive uma tentativa frustada de fazer o pão, foi a primeira vez na vida que fiz .... Dá próxima vez eu tento a sua receita. Ah voltei a escrever no meu blog tbm, bjos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! EU li sobre isso noutro dia de vc achar que é pao integral, mas nao é!! E pao caseiro é tudo de bom, ne??!?!? Ai ai.....

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Comprei uma máquina de pão recentemente e tô adorando também, e fiquei louca pra testar essa sua receita! Mas me bateu uma dúvida: a minha também é a Britânia Multipane, e o copo medidor dela já tem 240 ml, que é o que a receita pede, e 1 1/3 copo daria mais de 240 ml. Qual medida seguir, a do copo, ou a em ml?

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...