segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Macarrão de abobrinha à bolonhesa

Essa é mais uma receita nutritiva e rápida, amiga do #projetovaimagrinha: "macarrão" de abobrinha à bolonhesa. 



A abobrinha é light - 100g tem ridículas 20 calorias! - e rica em vitamina A e do complexo B. E com essa preparação, é capaz de agradar até aqueles que não gostam desse legume. Até o Leandro, meu marido, que não é muito fã, come com gosto quando faço assim! Além disso, é "low carb" e acho que serve até pra quem faz dieta de restrição de carboidratos (digo que acho porque nunca fiz e não conheço a fundo). 

Para o "macarrão" você vai precisar de: abobrinha e descascador de legumes, ó que difícil. Eu uso esse aqui:

 

Comprei há uns dois anos na Spicy, mas serve qualquer um que você tenha em casa. 

Para duas porções, usei uma abobrinha grande sem casca. Você pode usar a casca, eu apenas descascei pra ficar com mais cara de macarrão, mais bonitinho. Mas com casca dá no mesmo. 

Corte as duas pontas da abobrinha, descarte e vá fazendo tirinhas de abobrinha com o descascador. É igual a tirar a casca de uma cenoura, não tem segredo. Jogue as tirinhas numa panela e cubra com água. Aí é levar ao fogo por uns cinco a oito minutos até cozinhar. Escorra numa peneira - qualquer semelhança com talharim não é mera coincidência. Deixe escorrer bem pra não ficar muito molhado. 

E completei com molho a bolonhesa caseiro (mas você pode usar o que quiser!). Para dois pratos, faço assim:

- 3 tomates tipo Debora
- 6 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal a gosto
- Ervas a gosto
- Salsinha e cebolinha a gosto
- 200g de carne moída magra (pode ser patinho)

Começo preparando a carne moída numa panela a parte: refogo 3 dentes de alho e 1/2 cebola ralados ou passados no processador. Acrescento a carne e deixo cozinhar. Geralmente a carne solta líquido, depois que isso acontece deixo em fogo baixo até secar. 

Enquanto isso, preparo o molho. Refogo o resto do alho e da cebola ralados e depois coloco o tomate. Ele vai soltar água, então deixo cozinhar nesse líquido mesmo. Com o tempo, o tomate vai murchando até quase desmanchar. Acrescento as ervas, um pouquinho de sal e provo. Se vc preferir o molho sem pedaços, é só bater no mixer. aí é só juntar a carne já cozida e tcharam! Cobrir seu "macarrão" low carb e se deliciar! Bom apetite! 

4 comentários:

  1. Parece delicioso...amo abobrinha! Já fiz lasanha de abobrinha aqui e foi um sucesso!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a volta do blog e estou adorando as dicas de comidinhas saudáveis. Com certeza, tentarei fazer.

    ResponderExcluir
  3. Essa eu já testei :-) Delicinha!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...