terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Desperdício de alimentos

Este é um tema que eu vinha pensando em falar aqui há tempos. Na minha rotina de recém-casada, uma das coisas que mais tenho sentido dificuldade é descobrir quanto comprar de cada alimento. A lógica que funcionava na casa dos meus pais - nq qual comiam quatro pessoas, além de amigos dos filhos que almoçavam eventualmente, empregada doméstica, etc - é bem distinta da realidade da gente: um casal jovem, que apenas toma café e janta em casa e ainda fila bóia na casa dos pais/sogros de vez em quando.

Daí, hoje, vendo o "Bom Dia Brasil", uma matéria me chamou a atenção. A maior parte das famílias compra comida demais - desperdício de alimentos, é claro, e de dinheiro também! Inclusive há planos da indústria de fazer embalagens em tamanhos diferentes para se adequar às necessidades de cada família.


Lá em casa, pão de forma costuma estragar. Um pacote é muito grande para nós dois. Então procuro comprar pães com menor quantidade, o que nem sempre está disponível nos mercados. Leite também. Tudo que é bastante perecível e vem em pacotes fechados é uma dificuldade pra gente!

Também tenho sentido que frios (queijo, peito de peru, etc) têm sobrado. A gente costuma comprar 150g, e está sendo demais! Mas acredito que é uma questão de adaptação, de perceber qual a quantidade que é suficiente para nós dois (porque às vezes algumas coisas faltam).
Na hora de cozinhar, também tive de mudar meus hábitos. Se antes fazia 'uma medida' de arroz (um copinho que a gente sempre usava na casa dos meus pais), agora percebi que 100g são mais que suficientes para Leandro e eu.
E vocês, passaram por isso? Como se adaptaram?

10 comentários:

  1. Eita, esse é um assunto que mto me interessa!
    Estou exatamente na mesma situação, e o pior, durante a semana sozinha e no fds o namorado ta aqui.
    Tenho VARIAS dificuldades:
    -Folhas: Nao da pra fazer AQUELA salada com mix incrivel de folhas, se nao estraga tudo. Eh uma das coisas que tenho MTA saudade dos mercados na suiça: tem mix de folhas higienizados em saquinhos de varios tamanhos!!! Facilita tudo! Inclusive vc pode comer na rua, alguns ja vem com molho acoplado.
    Se comprar manjericao, alecrim, salsa, o que tenho visto é que congelar pode ser uma boa saida. Mesmo assim nao eh a mesma coisa ne? :(
    -Conservas: Outro grande problema, sao altamente pereciveis, as vezes vc quer usar varios e tem q escolher um por vez. Cansei de jogar fora picles, palmito, champigon, chega faz pena. Sempre compro dos menores potes e mesmo assim perco. Tenho comprado qse nunca e levado metade pra casa da minha mae.
    -Maionese, molhos p salada, geleia, mais outro drama. Compro agora geleia sem ser light mesmo, pq o açúcar conserva (ai como em menor quantidade). Uma colega tb congelava metade do pote da geleia e disse que funcionava super bem.
    O pão compro aquele plus vita integral, e ate consigo consumir todo (guardo na geladeira)-> e o namorado comeeeee heheheheheh.
    De resto é ter cuidado com a conservação de tudo hermeticamente fechado e cultivar o habito de visitar o hortifruti 2x semana, nao tem jeito...

    ResponderExcluir
  2. Já tenho um ano de casada e ainda passo por esse problema. Lógico que agora o desperdício é bem menor, mas ainda exite. Infelizmente não tem muito jeito tem que ir analisando a rotina de vocês e descobrir o que encaixa melhor na vida de vocês.
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. nossa, isso é muito chato mesmo. logo na primeira semana deu a louca no Daniel e ele foi na feira aqui pertinho, comprou 3 sacos de alface!! surreal, foram 2/3 para o lixo! a gente vive jogando coisa fora e me dá o maior peso na consciência quando isso acontece... mas não adianta, só com o tempo mesmo a gente vai ajustar as quantidades! se bem que esses planos da indústria de embalagens menores seria ótimo!

    beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Bom, lá em casa eu resolvi o desperdício de alimentos de forma simples: não compro mais alimentos, hehehe. Tirando as coisas da Nina, minha geladeira é uma pobreza só, lá quem reina soberana é a Coca-cola zero. Eu como na rua todos os dias e não janto, maridin idem, Nina passa o dia na escola e já chega jantada, no máximo quer fazer um lanche, comer uma fruta ou tomar um leite e o dela é em pó, que dura mais e também acaba bem rápido. Sorry, não posso te ajudar, Bibi!

    ResponderExcluir
  5. Prima, tenho umas dicas, quanto ao pão de forma: congelar!! Fica igual, até pq normalmente vc torra ou faz sanduiche.

    Para as folhas: secador de saladas é a solução. O top é da tupperware , mas tem outros mais em conta.
    Congelar é a solução para arroz, por exemplo, assim vc não cozinha sempre. Faz carne moida, feijão, lentilha e congela uma parte para comer depois. bjks

    ResponderExcluir
  6. Dani Amorim: "tem mix de folhas higienizados em saquinhos de varios tamanhos" no zona sul e em mercadinhos chiques ou naturebas, vejo sempre, procura q vc será feliz ;)

    ResponderExcluir
  7. Biessa,

    É Luiza do CPII.

    Meu primeiro passo foi estabelecer um cardápio semanal. Assim, verduras, frutas e legumes nós compramos semanalmente. E quando a receita leva frios, este também é o moento da compra.

    Eu baixei uma planilha que é ótima para evitar desperdício de comida e pão de forma já aboli. A gente compra pão francês todo dia à noite e esquenta na panela no dia seguinte.

    Estamos conseguindo não jogar taaaanta coisa fora...

    ResponderExcluir
  8. Já te contei como faço, né? Menina, falando nisso, tenho novidade. Comprei um pão que mofou antes da validade, reclamei e cão me mandar outro. Na verdade, tenho esperança de que o clima natalino os faca mandar uma cesta Wick Bols inteira, não só um pão! Hahaha

    Beijos!

    PS: Terça de pé. :)

    ResponderExcluir
  9. Talvez eu seja o único cueca entre tantas mocinhas nesse blog (rs), mas como moro sozinho há quase quatro anos, desse assunto eu entendo bem. Levei um tempo para encontrar a medida certa, mas hoje sei exatamente o que comprar. Frios, por exemplo, eu compro quando estou a fim de comer. No máximo uma quantidade que dure três dias, ao contrário, vai estragar, é fato. Fruta é a mesma coisa. Costumo ir ao Hortifruti perto de casa uma vez por semana, e compro a quantidade que vai durar uma semana. Já perdi as contas de quantas bananas foram para o lixo porque não comia a tempo. É uma questão de tempo até acertar! Gostei do blog! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ah, isso é um problema. COisas que ajudam é estabelecer um cardápio semanal e usar e abusar do freezer. Eu faço comida, comemos. sobrouw congelo logo! senão vc deiza um resto, nao come à noite, já era. vai pro lixo que é beeem difícil vc querer comer no dia seguinte. então, sobrou, congelo logo.
    E aqui tem o dia do cardápio "degustação", que nada mais é do dia em que eu pego td que tá abetto na geladeira, ou perto de vencer e faço. maior misturada, mas a gente acha engraçado e melhor que jogar comida fora. outro da postei la no blog um desses jantares: eramacarrao com atum e tomate no copinho (tipo uma verrine) + omelete com linguiça + batatinha assada com cream chesse rsrs
    bjs,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...