sexta-feira, 13 de junho de 2014

Jantar de dia dos namorados

Interrompemos a programação normal para um pequeno post sobre dia dos namorados.

Desde que casamos, comemoramos o dia dos namorados em casa - ninguém merece encarar fila em restaurante num programa que deveria supostamente ser romântico! Antes, a gente nem comemorava propriamente, porque temos outras datas próximas - a primeira vez que saímos, o início do namoro e o meu aniversário, tudo em menos de um mês.

Ontem, além do jantar, resolvi fazer uma pequena decoração na sala pra surpreender o Leandro. Preparei tudo antes e aproveitei que ele estava distraído com o jogo da seleção na TV pra arrumar tudo sem que ele reparasse. Ele adorou a surpresinha.







Peguei uma arte que a Tuty Artes & Mimos disponibilizou gratuitamente no seu site.

Pro jantar, quis algo não muito pesado, mas ainda diferente da comida de dieta do meu dia-a-dia.

O prato principal foi atum selado na crosta de gergelim com purê de batatas e wasabi e shitake no forno.


Atum selado na crosta de gergelim
500g de filé de atum fresco
Raiz forte
shoyu
gengibre
gergelim

Misture um pouco de shoyu com raiz forte (pasta de wasabi) e gengibre ralado em uma travessa. Passe o filé de atum na mistura e deixe descansar por alguns minutos dentro da geladeira. Depois é só empanar com o gergelim (eu só tinha gergelim branco em casa, mas uma mistura do branco e do preto fica até mais bonito) e levar a uma frigideira quente untada com um fiozinho de azeite. Deixe de 30 segundos a 1 minuto cada lado do filé. A intenção é que o meio do peixe ainda fique cru, apenas as bordas quentes e cozidas. Corte o filé em fatias de 1.5cm de largura e sirva.

Purê com raiz forte
3 batatas grantes
1 colher de café de raiz forte
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Cozinhe as batatas descascadas em água com sal. Amasse ou passe no processador. Volte para a panela e acrescente a manteiga. Mexa bem, acrescente sal e pimenta a gosto e desligue o fogo. Depois é só juntar a raiz forte. Coloque aos poucos e vá provando pra não ficar forte demais!

Shitake no forno
200g de shitake
2 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de saque (ou cachaça ou vinho)
Pimenta do reino a gosto

Coloque os cogumelos em uma folha de papel aluminio. Regue com o shoyu e o saquê, tempere com pimenta do reino e feche o papel alumínio como uma trouxinha. Leve ao forno alto por 15 minutos e sirva por cima do purê (fica muito caldo, então eu preferi pegar com uma colher pro caldo todo não ir pro prato, peguei só um pouco)

Para sobremesa, morangos flambados no champagne com sorvete de macadâmia e biscoitinho em forma de coração. A receita fica para outro dia :)

2 comentários:

  1. Hum, babei no atum! Eu sou super a favor desse tipo de comemoração em casa, alias amo uma mesa bem arrumada!

    ResponderExcluir
  2. Hum que jantar lindo!!Parabéns pelo capricho, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...