O ritmo no trabalho anda frenético, com vários eventos rolando em setembro, e os fins de semana têm sido bem agitados. Então o blog ficou em segundo plano - até porque tenho negligenciado os cuidados com a casa e até sem tempo para cozinhar...
Mas cá estou eu!
Há semanas o Leandro vinha me pedindo para fazer risoto, um daqueles bem gordos e deliciosos. Eu vinha enrolando, mas ontem resolvi agradar o maridón e fazer um jantar especial para nós dois.
Fiz a receita meio de olho, no improviso, e ficou uma delícia!
Risoto de parma e brie
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1 colher de sopa de manteiga ou azeite
- 1/2 cebola ralada
- 80g de queijo brie picadinho
- 80g de presunto de parma picadinho
- 1 litro de caldo de galinha ou legumes
- 1 xícara de vinho branco seco
- Parmesão a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
Primeiro, refogue a cebola ralada no azeite ou manteiga. Acrescente o arroz e misture bem. Jogue o vinho na panela e deixe o arroz absorver, quando tiver secado é hora de ir colocando o caldo, concha por concha. Sempre coloque uma concha e deixe reduzir - quando tiver absorvido quase tudo, é hora de colocar mais uma concha, até o arroz ficar macio, "al dente". Eu usei seis conchas de caldo e demorou 15 minutos.
Quando o arroz estiver cozido, acrescente o queijo brie e deixe derreter. Vai ficar bem cremoso. Daí é só colocar o parma, mexer bem. Prove, acrescente pimenta do reino e sal a gosto se necessário e sirva com parmesão ralado na hora.
E agora bora correr pra gastar todas essas calorias...
Ai, amo risoto, você sabe, hehehe. Vou experimentar esse um dia!
ResponderExcluirJu,
Excluirtambém amo risoto! Como não gostar né? rs
o sabor ficou delicado, não tão pronunciado, mas a amiga Andréa deu aqui a dica nos comentários de tostar o parma antes... Deve ficar uma delícia, quero provar rs bjus!
Ah, eu adoro esse risoto! Comi pela primeira vez no antigo 66 Bistrô e passei a reproduzir em casa com tanta frequência que tenho duas dicas para dar:
ResponderExcluir- Quando não tenho queijo brie em casa, uso gorgonzola (que amo e sempre tenho) e funciona muito bem, fica delicioso;
- Costumo levar o presunto de parma ao forno por uns minutinhos, para que ele toste rapidamente, e depois quebra grosseiramente as lâminas. Isso muda muito a apresentação e o sabor, que fica mais acentuado.
Deu água na boca! E ficou lindo de se ver!
Beijos
Adorei as dicas! Eu pensei fazer com gorgonzola, mas Leandro não é muito fã, por isso o brie (ele também diz que não gosta mas sei que é preconceito, tanto que comeu e se fartou! rs)
ExcluirJá comi o do 66 e senti que o meu ficou mais suave... Achei que pelo meu presunto não ser tão curado o sabor acabou menos pronunciado... Vou testar esta dica de levar ao forno, deve ficar um espetáculo!
Beijo!
GEEENHTIII pára tudo! amo brie e amo parma!! vou fazer com certeza!! Vou só esperar passar o primeiro e o segundo trimestre pq não recomendam comer queijo não pasteurizados ou fungados. Depois te conto como ficou ;)
ResponderExcluirbeijocas ju
ps. fica mt tempo sem postar não =P
A gordinha aqui AMOU! Amo brie! E bem, amo presunto de parma pq é um dos poucos frios que eu posso comer. Assim como eu posso comer risotto mas não posso comer massa pq tem gluten!
ResponderExcluirVou testar qualquer dia desses - quando a prefuiçosa aqui deixar a gordinha cozinhar! =P
Obrigada por publicar a receita! Vai para minha lista especial das receitas que eu posso comer e gosto de comer!
Beijos!
Tava torcendo pra você postar a receita aqui!!! ^^
ResponderExcluirAnotei tudo e no fim de semana vou comprar os ingredientes e fazer.
:)
bj