segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nós em Paris: Versailles


Um dos nossos lugares preferidos na viagem foi, sem dúvida, o Palácio de Versailles. Ele é lindo, os jardins são impressionantes e foi muito legal conhecer um pouco mais da história da França.

Como chegar: No guia, não ficava tão claro como chegar a Versailles, então perguntamos no hotel mesmo. É muito fácil, mas muita gente tem dúvidas: só no hotel, nos dias seguintes, três casais nos perguntaram como chegar lá. Basta pegar o metrô até Invalides e lá mesmo trocar até o trem, ou então pegar qualquer estação da linha C do RER (tem uma perto da Torre Eiffel e do Museu d'Orsay, por exemplo). A dica é comprar já na bilheteria do metrô o bilhete que dá direito ao trem (é só pedir um tiquete para Versailles), se não vai precisar comprar o bilhete numa máquina que aceita apenas moedas ou cartão de crédito. Cuidado na plataforma para não pegar o trem errado: você precisa esperar o trem que tem como ponto final Versailles-Rive Gauche. Saindo do trem, o Chateau de Versailles fica bem pertinho, a 10 minutos de caminhada. Então, fica a dica: não caia na bobagem de ir de excursão, pois sai absurdamente mais caro! Se puder ir com ingresso comprado, melhor ainda, pois fica bem cheio.




O Palácio é lindo, restaurado, e faz pensar como eram ricos os reis da época. Mas impressiona mesmo é o jardim: enorme, imponente, uma verdadeira obra de arte a perder de vista. Para passear pelo jardim (e chegar até os outros prédios, como o Petite Trianon - refúgio de Maria Antonieta), nós pagamos um dinheirinho a mais e pegamos um trenzinho que circula pelos jardins e tem paradas pré-determinadas. Na última parada, a mais longe de todas, resolvemos voltar a pé, curtindo o jardim apesar do ventinho frio.


Nos jardins de Versailles

Bem longe do palácio

Dentro de Versailles, tem uma loja dos famosos macarons Ladurée. Aproveitei para experimentar alguns. Não sou tão fã desse doce, mas são gostosinhos. Ao lado do Petite Trianon tem uma Angelina (aquela do chocolate quente delicioso!), onde fizemos um lanche rápido e gostoso, com sanduíches. Mais pra perto do Grande Canal existem vários restaurantes com comidas mais substanciosas, mas não experimentamos.

As lojas de souvenires de Versailles me agradaram um bocado. Tinham várias coisinhas fofas, rosinhas e estampadas com Maria Antonieta. Acabei trazendo bloquinhos, lápis e lixas para algumas amigas, tudo muito fofo!

Minha conclusão? Vale a pena reservar um dia da sua viagem a Paris para Versailles, ainda mais se você gostar de história.

Para entrar no clima: "Maria Antonieta", o filme de Sofia Coppola, e o livro "Maria Antonieta, a Última Rainha da França".

7 comentários:

  1. Oi, Biessa! Já tinha "escutado" falar mto de vc nessa blogosfera (a Musa até fez um post sobre seu casamento rsrs), mas acho que nunca entrei aqui. Prazeeeer! rsrsrs
    Então, quanto ao meu post, Barcelona é completamente diferente mesmo. Nem parece Espanha rs. É um RJ com mais liberdade hahah. Tenho amigos brasileiros que moram lá e não pretendem voltar, pq adoram aquele lugar.
    Madrid é cinza, é frio e as pessoas são azedas. Bom,pela única experiência que tive, mas tem gente que diz que foi bem tratada.
    Ah! E concordo com vc: quem for a Paris, tem que reservar um dia para ir a Versalhes! E a loja de souvenirs realmente é um espetáculo à parte. Pena que é tudo em euro e os precinhos não são nada amigos hahah
    #pobrefeelings
    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela! Prazer conhecê-la! Voltarei a seu blog mais vezes rs

      Beijos

      Excluir
  2. Parece que viajei com você!!!

    Fiquei encantada com as fotos. Agora me diz uma coisa: você fala francês ou se virou na viagem mesmo? Fiz anos de francês, mas não me sinto nem um pouco segura de ir e me virar, porque há anos não treino e não falo.

    :/

    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!
      Então... Eu estudei francês no colégio durante sete anos e depois ainda fiz cursos fora. Mas já tem uns seis anos que não pratico a língua, então estava muito enferrujada. O que posso dizer é que fui me virando com o que eu lembrava e falei bastante inglês também.
      Quase todo mundo falava inglês, mesmo nos lugares não tão turísticos. Quando eu precisava usar inglês, já ia logo na tática simpática, arranhando um pouco de francês: "Bonjour! Ça va? Mon français n'est pas bonne. Parlez-vous anglais?" hehehe
      O Leandro não fala uma palavra e se virou na simpatia, na mímica e no inglês :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Esse foi o meu passei preferido!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Deve ser muito bonito, se eu já fiquei maravilhada com o palácio Real em Madrid quando for no Versailles eu infarto.
    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Também curti muito esse lugar! Apesar do frio e da chuva fininha, aproveitamos muito esse jardim! É história pura! Também fomos de trem e foi muito tranquilo. As fotos são as melhores!!! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...